Home | SAC | Como Chegar | Trabalhe Conosco | Fale Conosco | Canal Ético   | Transparência  
Governo do Estado de São Paulo

HGIS: um projeto coletivo


Diferentes setores da sociedade se reuniram para discutir temas relevantes sobre a saúde da região.

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra - HGIS pode ser considerado uma conquista de todos. Sua história começa bem antes de 1999, ano de sua inauguração.

Com mais de 500 mil pessoas, que só contavam com o Hospital das Clínicas, em São Paulo, para consultas e tratamentos, as comunidades dos municípios de Taboão da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba reivindicavam a construção de dois hospitais, um na região do Embu e outro em Itapecerica da Serra, cada um com, pelo menos, 150 leitos.



Em 1983 no I Encontro Distrital de Saúde, realizado em Itapecerica da Serra, no qual diferentes setores da sociedade se reuniram para discutir temas relevantes sobre a saúde da região, a discussão de verbas para a construção do Hospital de Itapecerica já estava em pauta.


O HGIS é inaugurado e tem sua gestão de
serviços realizada por uma Organização Social
o Seconci-SP.

No ano seguinte, os municípios interessados se uniram e constituíram a Empresa Pública Pró-Hospital que permitiu que os cinco municípios se tornassem uma entidade para locar recursos e gerenciar sua aplicação. Comissões de Saúde são criadas, reuniões com diferentes esferas do Governo e Assembleias Populares pressionam para a construção dos dois estabelecimentos até que, ainda em 1984, o Governo do Estado dá parecer favorável aos dois projetos.

Elisangela Brito Gralha, deu entrada no HGIS em 03 de março de 1999 e, no dia seguinte, sua filha Tainara chegava ao mundo.

Em 1987, o governador assina o empréstimo com a Caixa Econômica Federal para a licitação e construção do Hospital de Pirajussara, na divisa de Taboão da Serra e Embu, e do Hospital de Itapecerica da Serra.

Em 3 de março de 1999, após mais de 10 anos de mobilização popular em prol de sua construção, o HGIS é inaugurado e tem sua gestão de serviços realizada por uma Organização Social – o Seconci-SP, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo, por meio de uma parceria celebrada com o governo do Estado de São Paulo.

O primeiro serviço disponível no hospital foi a maternidade. Até 2003, 50% das saídas hospitalares do HGIS eram obstétricas. A partir de 2004, com a construção das maternidades municipais para partos de baixo risco em Itapecerica da Serra e Embu, a Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com as secretarias dos municípios e o HGIS discutiram as prioridades e optaram pela ampliação da área cirúrgica e de sua complexidade.

Tainara Aparecida Brito Kissel, a primeira criança nascida no HGIS.


Assim, gradativamente vem aumentando o número e a complexidade das cirurgias ortopédicas, pediátricas, obstétricas, vasculares, oftalmológicas, urológicas, de cabeça e pescoço, torácica e desde 2009, as neurocirurgias. Ao mesmo tempo o Hospital passa a atender apenas partos de alto risco, se tornando referência neste tipo de atendimento para a sua região.


Centro de Reabilitação do HGIS.





Em 2010, inaugura o serviço de reabilitação visando à continuidade dos cuidados a esses pacientes de maior complexidade.

Sempre focado na qualidade do seu atendimento, o HGIS teve o ano de 2011 marcado pelos investimentos na melhoria do atendimento de urgência e emergência com a implantação da unidade de atendimento crítico e semi-crítico no pronto socorro e o time de resposta rápida.

Solenidade de Certificação do HGIS pela Joint Commission International.




Durante o ano de 2012, o hospital concentrou esforços para desenvolver ações de adequação as exigências internacionais de qualidade, com os mais elevados padrões de cuidado ao paciente e com a melhoria de processos voltados para resultados. Em novembro, a equipe da líder mundial em certificação de organizações de saúde, a Joint Commission International (JCI), avaliou a instituição e constatou que as exigências internacionais de qualidade e segurança assistenciais são atendidas, tornando o HGIS o primeiro hospital geral público do país acreditado pela JCI.




Acesse o site do SECONCI

Hospital Geral de Itapecerica da Serra - Av. Guacy Fernandes Domingues, 200
CEP: 06854-000 - Itapecerica da Serra - SP - Telefone: (11)4668-8988
© Copyright 2010 - Todos os Direitos Reservados